Contact Form

Name

Email *

Message *

Cari Blog Ini

Exportacoes E Importacoes Aumentam Em Julho

As exportações e importações crescem em julho

O comércio externo português registou um aumento tanto nas exportações como nas importações em julho, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

As exportações aumentaram 17,3% em termos homólogos, para 5.900 milhões de euros, enquanto as importações subiram 26,3%, para 8.200 milhões de euros.

O saldo da balança comercial agravou-se em 1.100 milhões de euros face a julho de 2021, para um défice de 2.300 milhões de euros.

Em termos acumulados, nos primeiros sete meses do ano, as exportações aumentaram 21,6% e as importações subiram 31,5%, resultando num défice comercial de 13.400 milhões de euros, mais 4.900 milhões de euros do que no período homólogo de 2021.

O aumento das exportações foi impulsionado principalmente pelas vendas de bens para a União Europeia, que cresceram 18,5%, para 3.700 milhões de euros.

As exportações para países terceiros também aumentaram, 15,5%, para 2.200 milhões de euros, com destaque para os aumentos nas vendas para os Estados Unidos, Reino Unido e Marrocos.

Do lado das importações, o aumento foi generalizado, com destaque para as compras à União Europeia, que cresceram 27,4%, para 5.000 milhões de euros.

As importações de países terceiros também aumentaram, 24,6%, para 3.200 milhões de euros, com destaque para os aumentos nas compras à China, Espanha e Estados Unidos.

Conclusão

O aumento das exportações e importações em julho é um sinal positivo para a economia portuguesa, mas o agravamento do défice comercial é uma preocupação que deve ser monitorizada de perto.

O governo português tem tomado medidas para apoiar as empresas exportadoras, como a criação de um programa de internacionalização e o aumento do financiamento para o comércio externo.

No entanto, é importante continuar a trabalhar na promoção das exportações e na diversificação dos mercados de destino, para reduzir a dependência de alguns mercados e setores.


Comments